sexta-feira, 30 de maio de 2014


Descritivo da programação de CLP para o TCC de automação da Iluminação, teto retrátil e climatização de estádio ou ginásio esportivo.

Essa linha de programação trata da iluminação do campo em dias de jogos, essa programação horária está programada para acender as luzes todos os dias no final da tarde (para jogos que acontecerão entre 16: 00 e 17:00 horas) e no período noturno (para jogos entre 21:00 e 22:00 horas) através de dois RTC’s (relógios de tempo real). A saída Q01 é responsável pela energização do sistema de iluminação.
 Para que as luzes não se acendam em dias que o estádio esteja vazio, criamos a entrada I01, que é proveniente da área comum das cabines de imprensa do local e que só é utilizado em dias de jogo, portanto as luzes só acenderão  se a área comum das cabines de imprensa estiverem sendo utilizada.
A abertura do teto retrátil, dar-se através da entrada I02 do CLP, a mesma habilita a saída Q02 que aciona o motor por um tempo determinado pelo temporizador T01 e abre o teto, foi programado um contato NF da entrada I03 para que não ocorra de acionar o comando de abertura e fechamento do teto retrátil ao mesmo tempo.
O fechamento de o teto retrátil dar-se através da entrada I03 do CLP, a mesma habilita a saída Q03 que aciona o motor por um tempo determinado pelo temporizador T02 e fecha o teto, foi programado um contato NF da entrada I02 para que não ocorra de acionar o comando de abertura e fechamento do teto retrátil ao mesmo tempo.
Com o fechamento do teto retrátil em dias de jogo, faz-se necessária a utilização de um sistema de ventilação forçada no estádio. Pensado nisso, ao término do curso de fechamento do mesmo foi instalada uma chave fim de curso que dará a indicação de teto retrátil fechado ao CLP através da entrada I04.
Para ativar a saída Q04, que é responsável por acionar o sistema de ventilação forçada, além da indicação de teto retrátil fechado proveniente  da entrada I04 do CLP, faz-se necessária também a indicação de ocupação do estádio que é a saída I01 do CLP habilitada, sem essas condições o sistema de ventilação não será acionada.
 Ao abrir o teto retrátil durante o horário de jogo, o sistema de ventilação será desativado após esgotar-se o tempo do temporizador T03, que é responsável por manter a ventilação forçada por um tempo pré-programado após a abertura do teto retrátil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário